as dez competências da bncc educação infantil

Competências da BNCC Educação Infantil

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo de sua vida escolar. Na Educação Infantil, a BNCC define as competências que as crianças devem adquirir até os cinco anos de idade, a fim de garantir seu desenvolvimento integral. Neste artigo, vamos explorar as dez competências da BNCC Educação Infantil de forma detalhada e profissional.

1. Conviver

A primeira competência da BNCC Educação Infantil é a capacidade de conviver de forma respeitosa e solidária com os outros. Isso inclui a capacidade de se relacionar com os colegas, professores e demais membros da comunidade escolar, respeitando as diferenças e valorizando a diversidade. As crianças devem aprender a compartilhar, a colaborar e a resolver conflitos de forma pacífica, desenvolvendo assim habilidades sociais essenciais para a vida em sociedade.

2. Brincar

O brincar é uma atividade fundamental na Educação Infantil, pois através do jogo as crianças desenvolvem diversas habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Brincar estimula a criatividade, a imaginação, a autonomia e a capacidade de resolver problemas, além de promover a socialização e o desenvolvimento da linguagem. Na BNCC, o brincar é reconhecido como uma forma legítima de aprendizagem e as escolas são incentivadas a oferecer espaços e materiais adequados para que as crianças possam brincar livremente.

3. Participar

A competência de participar está relacionada ao envolvimento ativo das crianças nas atividades escolares e comunitárias. Isso inclui a capacidade de se expressar, de tomar decisões, de se envolver em projetos coletivos e de contribuir para o bem-estar do grupo. As crianças devem ser estimuladas a participar ativamente da vida escolar, a expressar suas opiniões e a colaborar com os demais, desenvolvendo assim a autonomia e a responsabilidade.

4. Explorar

A competência de explorar está relacionada à curiosidade e ao desejo de conhecer o mundo. As crianças devem ser incentivadas a investigar, a experimentar, a questionar e a descobrir novas possibilidades, desenvolvendo assim o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas. Na BNCC, a exploração é valorizada como uma forma de aprendizagem ativa e as escolas são incentivadas a oferecer experiências diversificadas que estimulem a curiosidade e a criatividade das crianças.

5. Expressar

A competência de expressar está relacionada à capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz. As crianças devem ser estimuladas a se expressar através da linguagem oral, da linguagem corporal, da linguagem visual e da linguagem escrita, desenvolvendo assim a capacidade de se fazer entender e de compreender os outros. Na BNCC, a expressão é valorizada como uma forma de construção de significados e as escolas são incentivadas a oferecer oportunidades para que as crianças possam se expressar de diferentes formas.

6. Conhecer-se

A competência de conhecer-se está relacionada ao autoconhecimento e ao desenvolvimento da identidade. As crianças devem ser estimuladas a reconhecer suas emoções, suas necessidades, suas potencialidades e suas limitações, desenvolvendo assim a autoestima e a autoconfiança. Na BNCC, o conhecimento de si mesmo é valorizado como base para o desenvolvimento pessoal e as escolas são incentivadas a promover atividades que estimulem a reflexão e a autoexpressão das crianças.

7. Cuidar

A competência de cuidar está relacionada à capacidade de zelar pelo próprio corpo, pela saúde e pelo bem-estar. As crianças devem ser estimuladas a adotar hábitos saudáveis, a cuidar da higiene pessoal, a respeitar os limites do próprio corpo e a valorizar a importância da alimentação e do sono. Na BNCC, o cuidado consigo mesmo e com os outros é valorizado como parte fundamental do desenvolvimento integral das crianças e as escolas são incentivadas a promover ações educativas que estimulem o autocuidado e a solidariedade.

8. Agir

A competência de agir está relacionada à capacidade de tomar decisões e de agir de forma autônoma e responsável. As crianças devem ser estimuladas a identificar problemas, a buscar soluções, a assumir responsabilidades e a agir de acordo com seus valores e princípios. Na BNCC, a ação é valorizada como forma de transformação do mundo e as escolas são incentivadas a promover atividades que estimulem a reflexão crítica e a tomada de decisões das crianças.

9. Explorar

A competência de explorar está relacionada à curiosidade e ao desejo de conhecer o mundo. As crianças devem ser incentivadas a investigar, a experimentar, a questionar e a descobrir novas possibilidades, desenvolvendo assim o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas. Na BNCC, a exploração é valorizada como uma forma de aprendizagem ativa e as escolas são incentivadas a oferecer experiências diversificadas que estimulem a curiosidade e a criatividade das crianças.

10. Participar

A competência de participar está relacionada ao envolvimento ativo das crianças nas atividades escolares e comunitárias. Isso inclui a capacidade de se expressar, de tomar decisões, de se envolver em projetos coletivos e de contribuir para o bem-estar do grupo. As crianças devem ser estimuladas a participar ativamente da vida escolar, a expressar suas opiniões e a colaborar com os demais, desenvolvendo assim a autonomia e a responsabilidade.