campos de experiência bncc educação infantil para imprimir

Introdução

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. Na Educação Infantil, a BNCC organiza os campos de experiência, que são áreas de conhecimento que devem ser exploradas pelas crianças para que possam se desenvolver de forma integral. Neste glossário, vamos explorar cada um dos campos de experiência da BNCC na Educação Infantil, fornecendo definições e exemplos práticos para facilitar a compreensão dos educadores e gestores escolares.

O que são Campos de Experiência na BNCC?

Os campos de experiência na BNCC são áreas de conhecimento que organizam os objetivos de aprendizagem na Educação Infantil. Eles são compostos por diferentes temas e conteúdos que devem ser explorados pelas crianças para que possam desenvolver suas habilidades e competências de forma integrada. Os campos de experiência são: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O eu, o outro e o nós

O campo de experiência “O eu, o outro e o nós” tem como objetivo promover o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças, estimulando a construção de uma imagem positiva de si mesmas e o respeito às diferenças. Neste campo, as crianças são incentivadas a explorar suas emoções, sentimentos e relações interpessoais, desenvolvendo a capacidade de se colocar no lugar do outro e de conviver de forma harmoniosa em grupo.

Corpo, gestos e movimentos

No campo de experiência “Corpo, gestos e movimentos”, as crianças são convidadas a explorar seu corpo, suas habilidades motoras e suas capacidades expressivas. Por meio de brincadeiras, jogos e atividades físicas, elas desenvolvem a consciência corporal, a coordenação motora e a expressão de sentimentos e emoções por meio do movimento. Este campo também estimula a experimentação de diferentes formas de se movimentar e de se relacionar com o espaço ao seu redor.

Traços, sons, cores e formas

No campo de experiência “Traços, sons, cores e formas”, as crianças são convidadas a explorar o mundo das artes visuais e sonoras, desenvolvendo sua sensibilidade estética e sua capacidade de expressão criativa. Por meio de atividades como desenho, pintura, modelagem, música e dança, elas ampliam seu repertório cultural, experimentam diferentes materiais e técnicas e expressam suas ideias e emoções de forma não verbal.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

No campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação”, as crianças são estimuladas a desenvolver suas habilidades de comunicação oral e escrita, ampliando seu repertório linguístico e sua capacidade de expressão verbal. Por meio de histórias, conversas, brincadeiras e atividades de leitura e escrita, elas desenvolvem a escuta atenta, a capacidade de argumentação, o pensamento crítico e a imaginação criativa, construindo significados e ampliando seus horizontes culturais.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

No campo de experiência “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, as crianças são convidadas a explorar o mundo ao seu redor, compreendendo as relações espaciais, temporais, numéricas e causais que permeiam sua vida cotidiana. Por meio de brincadeiras, jogos, experimentos e atividades de observação e registro, elas desenvolvem a capacidade de perceber e representar o espaço, o tempo, as quantidades e as transformações que ocorrem no ambiente em que vivem.

Conclusão