campos de experiências bncc educação infantil

Introdução

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Infantil devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. Os campos de experiências são uma das formas de organização dos conteúdos presentes na BNCC, sendo divididos em cinco áreas: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Neste glossário, iremos explorar cada um desses campos de experiências, destacando sua importância no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil.

O eu, o outro e o nós

O campo de experiências “O eu, o outro e o nós” tem como objetivo promover o desenvolvimento da identidade e da autonomia das crianças, bem como o respeito às diferenças e a convivência em grupo. Neste contexto, as crianças são estimuladas a expressar suas emoções, sentimentos e opiniões, a reconhecer e respeitar as diferenças entre si e a construir relações de amizade e cooperação. Atividades como rodas de conversa, brincadeiras de faz de conta e trabalhos em grupo são essenciais para o desenvolvimento deste campo de experiências.

Corpo, gestos e movimentos

O campo de experiências “Corpo, gestos e movimentos” visa promover o desenvolvimento da consciência corporal, da coordenação motora e da expressão corporal das crianças. Por meio de atividades como danças, jogos, brincadeiras ao ar livre e práticas esportivas, as crianças exploram e experimentam diferentes movimentos, gestos e posturas, desenvolvendo sua capacidade de se expressar e se comunicar por meio do corpo. Além disso, essas atividades contribuem para a construção de uma imagem positiva do corpo e para a promoção da saúde e do bem-estar das crianças.

Traços, sons, cores e formas

O campo de experiências “Traços, sons, cores e formas” tem como objetivo estimular a percepção sensorial, a criatividade e a expressão artística das crianças. Por meio de atividades como desenhos, pinturas, modelagens, músicas e brincadeiras com materiais diversos, as crianças exploram e experimentam diferentes formas de expressão artística, desenvolvendo sua sensibilidade estética, sua capacidade de observação e sua imaginação. Além disso, essas atividades contribuem para o desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção visual e auditiva e da capacidade de representação simbólica das crianças.

Escuta, fala, pensamento e imaginação

O campo de experiências “Escuta, fala, pensamento e imaginação” visa promover o desenvolvimento da linguagem oral, da capacidade de comunicação e da imaginação das crianças. Por meio de atividades como contação de histórias, rodas de leitura, dramatizações, jogos de palavras e brincadeiras com rimas e trava-línguas, as crianças ampliam seu repertório linguístico, desenvolvem sua capacidade de escuta e de expressão oral, e exercitam sua imaginação e criatividade. Além disso, essas atividades contribuem para o desenvolvimento do pensamento lógico, da memória e da atenção das crianças.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

O campo de experiências “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” tem como objetivo promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, da noção de tempo e espaço, da percepção de quantidades e das relações matemáticas das crianças. Por meio de atividades como jogos matemáticos, brincadeiras com formas geométricas, exploração de medidas e experimentações com materiais manipulativos, as crianças desenvolvem sua capacidade de observação, de análise e de resolução de problemas, além de ampliar seu repertório matemático e sua compreensão do mundo ao seu redor.