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Introdução

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades que todos os alunos da Educação Básica devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar. Na Educação Infantil, a BNCC define os campos de experiência, que são áreas de conhecimento que devem ser exploradas de forma integrada e significativa pelas crianças. Neste glossário, vamos explorar os campos de experiência da BNCC para a Educação Infantil, focando especialmente na tabela que os organiza e descreve.

O que são os Campos de Experiência?

Os campos de experiência são áreas de conhecimento que abrangem diferentes aspectos do desenvolvimento infantil, como o corpo, as linguagens, as relações sociais, a natureza e a cultura. Eles são organizados de forma a promover a interação entre as crianças e o mundo ao seu redor, estimulando a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.

A Importância dos Campos de Experiência na Educação Infantil

Os campos de experiência são fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil, pois permitem que elas explorem e vivenciem diferentes situações de aprendizagem de forma lúdica e significativa. Ao trabalhar os campos de experiência, os educadores contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças, preparando-as para os desafios futuros.

Tabela de Campos de Experiência da BNCC para a Educação Infantil

A tabela de campos de experiência da BNCC para a Educação Infantil é composta por cinco campos: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. Cada campo abrange diferentes aspectos do desenvolvimento infantil e propõe atividades e experiências que estimulam o aprendizado e a descoberta.

O Eu, o Outro e o Nós

No campo de experiência O eu, o outro e o nós, as crianças são estimuladas a desenvolver a autoestima, a identidade e as relações sociais. Elas aprendem a reconhecer suas emoções, a respeitar as diferenças e a conviver de forma harmoniosa com os outros. Atividades como rodas de conversa, brincadeiras em grupo e dramatizações são essenciais para o desenvolvimento deste campo.

Corpo, Gestos e Movimentos

No campo de experiência Corpo, gestos e movimentos, as crianças exploram as possibilidades do corpo, desenvolvendo a coordenação motora, a expressão corporal e a consciência corporal. Atividades como danças, jogos de equilíbrio e brincadeiras ao ar livre são importantes para estimular o movimento e a exploração do espaço.

Traços, Sons, Cores e Formas

No campo de experiência Traços, sons, cores e formas, as crianças desenvolvem a percepção visual e auditiva, a criatividade e a expressão artística. Elas exploram diferentes materiais e técnicas, como desenho, pintura, modelagem e música, ampliando suas possibilidades de expressão e comunicação.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

No campo de experiência Escuta, fala, pensamento e imaginação, as crianças desenvolvem a linguagem oral e escrita, a capacidade de argumentação e o pensamento crítico. Elas são estimuladas a contar histórias, fazer perguntas, debater ideias e criar narrativas, ampliando suas habilidades comunicativas e cognitivas.

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

No campo de experiência Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvendo a noção de espaço, tempo, quantidade, relação e transformação. Elas são estimuladas a observar, comparar, classificar e transformar objetos e fenômenos, ampliando sua compreensão do mundo e suas habilidades matemáticas e científicas.

Conclusão

A tabela de campos de experiência da BNCC para a Educação Infantil é uma ferramenta fundamental para orientar o trabalho dos educadores na promoção do desenvolvimento integral das crianças. Ao explorar os diferentes campos de experiência, os educadores contribuem para o crescimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios da vida adulta.